Jardinagem

Um jardim no terraço do apartamento

Transformar o terraço numa pequena varanda com plantas e flores pode ser uma alternativa para deixar seu apartamento com uma área ao ar livre mais aconchegante.

Um jardim em terraço de apartamento exige um bom planejamento. Antes de iniciá-lo, informe-se sobre sua estrutura para saber até que ponto ele pode suportar o peso adicional de vasos, terra, plantas e demais elementos envolvidos em seu projeto de paisagismo.

Não plante diretamente sobre a laje para evitar infiltrações e a invasão de raízes nos ralos e vãos do concreto. Opte por vasos e caixas de diferentes tamanhos e formatos oferecidos no mercado.

Para que não surjam poças d’água na hora de fazer as regas verifique se há um bom escoamento da água até os ralos. Se for possível, crie um pequeno declive no piso para evitar esse tipo de problema e capriche na impermeabilização.

Caso você queira dar a impressão de canteiro sobre o piso, plante em caixas mais rasas e disfarce as bordas com pedras, alvenaria e um ripado de madeira.

O vento é o principal desafio para jardins em terraços de apartamento. Para reduzir seu impacto e proteger as plantas mais frágeis, crie uma barreira com espécies resistentes, como palmeiras, coníferas, bambus e trepadeiras.

Os galhos longos de trepadeiras e plantas altas devem ser tutorados para que não se quebrem com o vento. Faça tutores com treliça para facilitar o controle sobre essas espécies.

As plantas cultivadas em terraços sofrem grande perda de umidade e precisam de regas diárias para manter o substrato sempre úmido. Mas fique atento, pois as regas freqüentes ajudam a eliminar os nutrientes e a adubação não pode ser esquecida.

Plantas adequadas para sol pleno e meia sombra

Folhagem
Areca-bambu, buxinho, cheflera, cipreste, fícus, hera, nandina e palmeira fênix, entre outras.
Flores
Azaléia, buganvília, calêndula, gerânio, hibisco, onze-horas, rabo-de-gato, etc.

Plantas adequadas para meia sombra e sombra

Folhagem
Piléia, singônio, aucuba, licuala, etc.
Flores
Lírio-da-paz, maria-sem-vergonha, prímula, etc

Fonte: São Paulo Garden Club - Luiz Claudio Rodrigues